quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
O Parque Nacional da Peneda-Gerês
Em Maio de 1971 foi criada o primeiro Parque Nacional,com uma área de 72.000 hectares. Engloba os concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras do Bouro e Montalegre, e as serras da Peneda, Soajo, Amarela, Geres, e os planaltos do Laboreiro e Mourela. O ponto mais elevado nos carris é de 1508m. A floresta é dominada pelos carvalhos, assim como o azevinho, azereiro, vidoeiro, pinheiro e medrunheiro. O Clima é húmido, é a zona mais pluviosa do nosso territorio continental.
Terras de Bouro - O Paraíso Minhoto
Terras de Bouro é sede de um município com 276,17 km² de área e 8 350 habitantes (2001), subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Ponte da Barca e pela Espanha, a leste por Montalegre, a sul por Vieira do Minho, a sudoeste por Amares e a oeste por Vila Verde.
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Neve e frio no Gerês
Depois de ser fustigado pelos fogos florestais neste Verão, o Gerês voltou à sua beleza natural ao vestir um manto branco oferecido pela natureza.
Jornal Noticias
Mais Fotos
Foto: Daniel Antunes (Direitos Reservados)
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Agros e Tetra Pak vão reflorestar Parque da Peneda-Gerês
A Agros e a Tetra Pak estão a lançar uma campanha para ajudar a reflorestar o Parque Natural da Peneda-Gerês (PNPG). A campanha, que tem o slogan “O melhor para si e para a natureza”, terá enfoque na melhoria e pedagogia ambiental e na preservação da natureza, sendo a verba angariada aplicada com a supervisão do ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade).
Segundo explicam as empresas em comunicado, a campanha envolverá directamente o consumidor, apelando para a reciclagem das embalagens da Tetra Pak e clarificado a cor do ecoponto onde estas devem ser depositadas, o amarelo.
Por cada embalagem de leite Agros UHT ou Biológico correctamente depositadas no ecoponto amarelo, as empresas vão contribuir com três cêntimos para a regeneração do PNPG.
“A preservação da natureza e do património ambiental fazem parte da génese da marca Agros. O projecto materializa de forma inequívoca os valores e o posicionamento da Agros, ao mesmo tempo que assume um carácter pedagógico, motivando o consumidor para uma atitude cívica e empenhada na reciclagem”, explicou a directora de marketing da Lactogal, Cristina Vasconcelos.
Os resultados do projecto vão reverter para a regeneração de cerca de seis hectares de terrenos baldios em Vilar da Veiga, que serão reflorestados com espécies autóctones.
“Estamos muito contentes com o lançamento deste projecto, com o qual conseguimos aliar duas preocupações da máxima importância: protecção da natureza e reciclagem”, explicou, por sua vez, a directora de comunicação da Tetra Pak, Vera Norte.
O PNPG é uma área protegida com uma extensão de cerca de 70 mil hectares. “Vemos com muito agrado o envolvimento da sociedade civil e, nomeadamente, do sector empresarial na preservação das áreas protegidas”, concluiu o director do departamento de gestão de áreas classificadas do norte, Lagido Domingos.
Font: www.greensavers.pt
Subscrever:
Mensagens (Atom)