sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Neve no Gerês

Espigueiros de Lindoso


Junto ao Castelo de Lindoso existe uma eira composta por 50 espigueiros dos séculos XVII e XVIII, apresentando um aglomerado único no país e de rara beleza. Inteiramente de pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos, assentes na rocha e encimados por mós ou mesas. Sobre eles, repousa o espigueiro que tem uma cobertura de duas lajes de granito unidas num ângulo obtuso, ornamentado nos vértices com cruzes protectoras, que também servem para arejar o espigueiro.

Barragem do Alto-Lindoso



A Barragem do Alto-Lindoso situa-se no Rio Lima, dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi projectada em 1983 e concluída em 1992. A sua utilidade é a produção de energia eléctrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroeléctrico em Portugal(Energia produzida em ano médio948 GWh). É uma das mais altas construções de Portugal (Altura acima da fundação 110 m). O edifício de comandos da subestação de 18/400 kV liga à central por um elevador com 350m de altura, o maior da Europa. O elevador é o mais rápido da Europa e segundo do mundo, superado apenas pelo do CN Tower em Toronto, Canada.

Castelo de Lindoso



Alguns autores afirmam que o topônimo Lindoso deriva do latim Limitosum (limitador, fronteira, extrema). Embora não existam informações sobre a primitiva ocupação humana de seu sítio, esse topônimo não se encontra mencionado nas Inquirições de 1220, o que vem a ocorrer nas de 1258. Compreende-se, por essa razão, que tenha sido erguido de raiz no reinado de D. Afonso III, inscrita no esforço de reforço do sistema defensivo das fronteiras, empreendido por aquele soberano. Entre as obrigações dos habitantes da povoação, incluíam-se as de prover o alcaide de alimentos sob determinadas circunstâncias, sendo a ele vedado praticar quaisquer abusos contra esses mesmos habitantes.
O castelo teria sido reforçado e ampliado no reinado de D. Dinis, a partir de 1278.